Sustentabilidade

Quartos do Arena Ipanema Hotel Ipanema Rio de Janeiro Brasil

Todos os quartos, e áreas sociais do Arena Ipanema Hotel foram projetados para maximizar a sustentabilidade e minimizar a nossa pegada ecológica nos preciosos recursos naturais do Rio de Janeiro. Através da utilização de tecnologia verde e de inovadoras iniciativas sustentáveis ao meio ambiente, estamos comprometidos com a conservação de água e energia, reciclagem e redução de resíduos, numa campanha em prol ao desenvolvimento da biodiversidade.

Recursos Sustentáveis: 

Redução do consumo de água:

  • Para economizar água, utilizamos os chuveiros da Fabrimar, que é membro do Green Building Council.
  • Toda água do banho é tratada e reciclada para uso nos vasos sanitários.

Redução de resíduos:

  • O óleo utilizado nas cozinhas é armazenado e coletado por uma empresa de reciclagem credenciada.

Eficiência energética:

  • Os sistemas de iluminação interna nas áreas comuns são equipados com detectores de movimento para minimizar o consumo de energia.
  • Utilizamos a tecnologia LED que representa uma economia de consumo de até 80% em comparação com a iluminação convencional.
  • Nossos dispositivos têm o menor consumo de energia do mercado e possuem o selo de categoria A do PROCEL - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica.
  • As janelas das nossas fachadas têm proteção contra os raios ultravioleta. Esse isolamento térmico demanda um consumo menor em aclimatização, uma vez que a proteção solar reduz em 30% o gasto com ar-condicionado.
  • Os Hotéis Arena Ipanema e Arena Leme já possuem a Etiqueta de Certificação PBE Edifica Classe A, que comprova a conformidade com os requisitos rigorosos de eficiência energética. O PBE Edifica assegura que não há qualquer tipo de desperdício ou má utilização dos recursos energéticos e emissões de dióxido de carbono, além de garantir padrões ecologicamente corretos às práticas de edificação.

Proteção da biodiversidade:

  • Mobiliário ecológico: O hotel foi construído de forma ecologicamente correta. Respeitando a sustentabilidade ambiental, utilizamos madeira certificada pelo FSC.
  • O FSC (Conselho de Manejo Florestal) é uma organização independente que assegura o manejo florestal sustentável, levando em consideração o meio ambiente e garantindo os direitos dos trabalhadores locais e de suas comunidades.
  • Nos preocupamos com a sustentabilidade em todos os aspectos das operações do hotel, promovendo práticas recomendadas para a redução do consumo de água e papel e a separação adequada de todos os resíduos. Como exemplo destas práticas, trabalhamos em parceria com o Movimento Lixo Zero para a coleta de tais resíduos. A missão do Movimento Lixo Zero é informar a todos os brasileiros, independentemente de classe social, sobre a responsabilidade e o papel de cada um na preservação do nosso planeta e no alcance de um nível de “Lixo Zero”.

Biodiversity protection:

    Ecological furniture: The hotel was built in an environmentally sound manner. In respect to environmental sustainability, we use wood certified by the FSC.
    The FSC (Forest Stewardship Council) is an independent organization that ensures sustainable forest management taking into account the environment and ensuring the rights of local workers and their communities.
    We care about sustainability in all facets of hotel operations, promoting good practices to reduce water and paper consumption and properly separate all waste products. As an example we work in partnership with Zero Waste Movement for the collection of such waste. Zero Waste Movement's mission is to show through information, to all Brazilians, regardless of social class, their responsibility and their role to preserve our planet and reach a level of “Zero Waste.”